2016 – 2018 Plano Estratégico da Associação Esposende Solidário

Para o triénio 2016-2018 a Associação Esposende Solidário aprovou o seu Plano Estratégico que consta das seguintes vertentes:

Sermos entidade de referência num trabalho diferenciado no âmbito das respostas/serviços de apoio à população sénior do concelho:

As diferentes dimensões associadas a esta população implicam uma reorganização e reorientação da intervenção social de modo a responder às suas novas necessidades.

A nossa aposta vai ser numa dupla direção:

–  na qualificação dos nossos colaboradores para uma resposta consciente e ajustada às reais necessidades dos nossos clientes, através da aprendizagem e aplicação de novas técnicas e metodologias baseadas na filosofia Humanitude.

– Alargar adaptar os horários e tipologia dos serviços, assim como a diversidade de ações e utilização de equipamentos que promovam a sua mobilidade, verticalidade e qualidade de vida deste publico.

Apostar na promoção e desenvolvimento de programas proactivos na prevenção de comportamento de risco

Tendo presente e consciente as alterações da tipologia das problemáticas familiares que emergem da nova realidade social e económica, o atual e complexo sistema educativo, os referencias de integração social, sente-se que as instituições são cada vez mais a rede complementar das famílias no que concerne a infância e juventude.

Será através destas entidades que se revestem de maior flexibilidade e de proximidade comunitária e familiar que devemos constituir parcerias no apoio prevenção de comportamentos de risco.

Através de algumas das suas respostas como a Comunidade de Inserção Social e Projeto CLDS 3G e sempre em profunda parceria com as entidades que se revejam nesta necessidade, pretende desenvolver iniciativas, atividades, formações dirigidas a jovens e famílias nomeadamente nas temáticas das adições.

Implementação e consolidação do Sistema de Gestão da Qualidade pela ISO 9001:2015

Consideramos que a politica da qualidade não é apenas um referencial de marketing, mas um excelente meio de reflexão sobre as nossas práticas, consciência sobre os verdadeiros objetivos e missão da instituição e um guião continuo para melhorar a satisfação dos clientes e motivação dos colaboradores.

Podemos adiantar, ao fim de 6 meses de trabalho neste percurso, que a sua implementação tem constituído um instrumento facilitador na comunicação da organização, do seu planeamento estratégico, no envolvimento de todos os colaboradores num processo único focado nas pessoas/clientes  e na essência da satisfação das suas necessidades.

 

 

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