A nossa caminhada na prestação de cuidados em Humanitude® continua, desta vez, em conjunto com o formador Afonso Pimentel do IGM – Portugal, tivemos um dia de reflexão e avaliação por toda a equipa de cuidadoras e técnicos da área sénior. Este dia rico em partilhas, foi complementado com a presença das famílias e clientes da resposta de Serviço de Apoio Domiciliário, as quais tiveram também um contacto mais direto e aprofundado sobre esta filosofia e sobre o nosso percurso.
Em 2016 iniciamos este verdadeiro desafio … de colocarmos consciência naquelas que são as boas práticas no ato de cuidar, e de repensarmos o ato de ajudar. E afinal … qual seria o verdadeiro sentido do cuidar? Hoje sabemos algumas respostas. Cuidar é dar vida, é dedicar tempo, conectarmo-nos enquanto seres humanos, enquanto pessoas, é comunicar e pacificamente estar, com o outro e para o outro. “Ajudar … é ajudar a pessoa a cuidar de si própria”.
Desta feita, debruçamo-nos sobre o enquadramento ético-jurídico de todas estas práticas científicas, mas sobretudo humanas, e percebemos que, para além de estarmos a criar progressivamente lugares de vida, estamos no fundo, a cumprir deveres e obrigações, a possibilitar que os nossos clientes possam exigir sempre mais e melhor… estamos a permitir que coloquem em prática a sua autodeterminação. E foi com esta certeza que partilhamos também com as famílias e clientes, a quem muito agradecemos desde já a imprescindível presença, a filosofia de cuidados em Humanitude®. Foi enriquecedor, percebermos e recebermos o feedback tão positivo, e a vontade de ouvirem e conhecerem mais desta, que é a mais humana forma de cuidar.
“Queremos ser uma estrutura humana e técnica de referência na inovação e dinamização de boas práticas sociais, onde cuidar é a essência” – este foi o compromisso que assumimos, e é para o cumprir que continuamos no caminho. Esperamos estar cada vez mais perto de o alcançar.