Intervenção Comunitária

                                                                   

 

A Esposende Solidário é Entidade Coordenadora e Mediadora do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciados.

Inicio do Programa: Outubro de 2017                     Fim do Programa: Novembro de 2019

Âmbito geográfico: Concelho de Esposende

Intervenção do Programa: Apoio Alimentar e desenvolvimento de medidas de acompanhamento de capacitação das pessoas de forma a promover a sua inclusão.

Destinatários: Pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica, até ao número máximo de 184 pessoas.

Enquadramento dos apoios: Os géneros alimentares a distribuir tem caráter mensal, bem como as respetivas quantidades foram definidas pela Direção-Geral de saúde para cinco grupos etários da população, de forma a assegurar a oferta de cabazes alimentares nutricionalmente adequados e que permitam assegurar 50% das necessidades energéticas e nutricionais das pessoas.
O desenvolvimento de medidas de acompanhamento a estas famílias abrange:
– a Prevenção do Desperdício,
– a Seleção de Géneros Alimentares;
– a Otimização da Gestão do Orçamento;
Estas ações têm em vista a promoção de conhecimentos e competências na área da alimentação com fim à sua autonomização e bem-estar.

Acesso ao Programa: O encaminhamento das pessoas e famílias pode ser realizado por todas as entidades locais para os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social da Esposende Solidário e da Segurança Social – Serviço local de Esposende. São apenas estas as únicas entidades com competência para avaliar os critérios predefinidos e consequentemente encaminhar para a nossa entidade a fim de incluir no programa PO APMC.
_______________________________________________________________________________

Publicação1Simbolo CLDS 2- site

 

 

Projeto agirE CLDS 3G em Esposende em curso.

 

O projeto agirE –  Atuar Globalmente e Individualmente com os Recursos de Esposende, visa uma abordagem entre as entidades e pessoas do concelho, envolvendo-as e estimulando-as à interação e unificação num processo de inclusão positiva e  satisfação das necessidades das pessoas e entidades. Iniciou a sua atividade em Janeiro de 2016 tendo a duração de 36 meses e está localizado na sede desta Associação.

Código do projeto: POISE-03-4232-FSE-000194

Objetivo principal: Promover a inclusão social e combater a pobreza

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado

Data de aprovação: 24-11-2015

Data de início: 04-01-2016

Data de conclusão: 31-12-2018

Custo total elegível: 449 997,81 EUR

Apoio financeiro da União Europeia: FSE – 382 498,14 EUR

Apoio financeiro público nacional: 67 499,67 EUR

Tipologia da operação: Contratos locais de Desenvolvimento Social – CLDS

_______________________________________________________________________________

Esta Associação tem representatividade em iniciativas concelhias nomeadamente:

– Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende sendo a representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e elemento da sua Comissão Restrita com responsabilidade de gestão processual desde 2000.

– Na sequência do Projeto Piloto do então Rendimento Mínimo Garantido (1997) tem feito sempre parte do Núcleo Local de Inserção de Esposende.

– Faz parte do Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Esposende desde a sua constituição, integrando vários grupos de trabalho específicos nomeadamente para a gestão da Loja Social- Rede Solidária.

– É Entidade Mediadora e Polo de Receção para o Concelho de Esposende do Programa Fundo Europeu de Auxilio a Carenciados (FEAC)

– Esta Associação tem Protocolos com o Banco Alimentar de Braga, com a Entreajuda e com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

– No âmbito das suas respostas e projetos tem sido palco de vários estágios académicos em vários cursos profissionais oriundos de escolas profissionais, associações empresariais e universidades.

– Cede as suas instalações e apoio logístico  ao Grupo Alcoólicos Anónimos de Esposende, para a sua atividade.