Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas

A Associação Esposende Solidário obteve aprovação de candidatura realizada ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, tipologia de operação 1.2.1 – Distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade para o Concelho de Esposende no passado mês de julho.
A operacionalização deste programa teve início no mês de outubro de 2017 e decorrerá pelo período de 2 anos.

A Esposende Solidário é entidade Coordenadora e Mediadora, à qual compete executar localmente o programa em articulação com a Segurança Social.

Os destinatários são pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica, até ao número máximo de 184 pessoas mensalmente.

A intervenção do programa assume a distribuição de géneros alimentares e o desenvolvimento de um conjunto de medidas de acompanhamento das pessoas de forma a promover a sua inclusão.

Os géneros alimentares a distribuir tem caráter mensal, bem como as respetivas quantidades foram definidas pela Direção-Geral de saúde para cinco grupos etários da população, de forma a assegurar a oferta de cabazes alimentares nutricionalmente adequados e que permitam assegurar 50% das necessidades energéticas e nutricionais das pessoas.
O desenvolvimento de medidas de acompanhamento a estas famílias abrange:
– a Prevenção do Desperdício,
– a Seleção de Géneros Alimentares;
– a Otimização da Gestão do Orçamento;
Estas ações têm em vista a promoção de conhecimentos e competências na área da alimentação com fim à sua autonomização e bem-estar.

O encaminhamento das pessoas e famílias pode ser realizado por todas as entidades locais para os Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social da Esposende Solidário e da Segurança Social – Serviço local de Esposende. São apenas estas as únicas entidades com competência para avaliar os critérios predefinidos e consequentemente encaminhar para a nossa entidade a fim de incluir no programa PO APMC.

Partilhar: