A Inclusão e Literacia Digital

Após a realização de mais de 10 sessões do Atelier de Informática ocorreu na Comunidade de Inserção Social um encontro  para refletir e partilhar esta experiência e, de forma simbólica assinalar o superar de uma etapa.

Deu-se lugar a entrega de diplomas de participação neste Atelier e uma pequena mostra dos trabalhos realizados durante estas sessões, a que denominamos de “O Virar da Página”. De forma informal e intimista todas as utentes receberam o seu diploma na presença de toda a equipa técnica desta valência, dos nossos voluntários e colaboradores parceiros.

As sessões foram construídas ao longo do tempo, sempre com a participação das utentes e indo de encontro às suas necessidades e interesses. Ao mesmo tempo que se familiarizavam com esta nova tecnologia, primeira experiência para a maioria das 13 participantes, foram trabalhados vários universos das suas vidas, o universo emocional, identitário, profissional e familiar.

De salientar, que das 13 utentes participantes, 6 não tinham qualquer escolaridade, quase não sabiam ler e escrever. Este foi, sem dúvida, o maior desafio superado, apenas possível porque dentro de cada uma destas senhoras existe uma enorme motivação para aprender.

E é com esta motivação, agora renovada, que demos início a um novo ciclo de sessões, com o apoio da ACICE, que cede a sala de informática e, a colaboração do voluntário João Vieira que continua empenhado em apoiar a CISE no trabalho de recuperação destas mulheres.

Bem aja a todos pela colaboração e um agradecimento especial ao fotógrafo voluntário Alberto Calheiros, pela sua generosidade e profissionalismo com que efetuou, mais uma vez, a cobertura fotográfica.

 

Partilhar: