• Assembleia Geral

    Serve a presente publicação para informar todos e todas os/as associados da realização de Assembleia Geral da Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, a realizar no próximo dia 18 de março às 17h00 no auditório do Centro de Informação Turística de Esposende, sito na Avenida Eng.º Arantes e Oliveira, 4740 – 204..

  • Eleitos novos órgãos sociais da Esposende Solidário

    Realizou-se, no passado dia 29 de março, a Assembleia Geral da Esposende Solidário, Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, ocasião que serviu para a eleição dos novos Órgãos Sociais para o triénio 2019 – 2021. Esta sessão decorreu nas instalações da Casa da Juventude de Esposende, dirigida pelo Presidente da Assembleia Geral, Benjamim Pereira, em..

  • “Os Karatecas”

    Uma iniciativa que concretizamos no dia de ontem, no campo de futebol da União Desportiva de Vila Chã, inserida no programa ATIVO+ 2018. As aulas de karaté adaptado aos idosos, é uma atividade que já temos vindo a realizar com os clientes de Centro de Dia da nossa Associação Esposende Solidário, e que se carateriza..

  • Solar dos Vermelhos

    Manuel de Boaventura escreveu, em 1905, “O Solar dos Vermelhos”. Edward Norton Lorenz postulou, em 1963, a Teoria do Caos. Hugo Direito Dias funde, em 2018, a obra literária com a Ciência, no guião teatral “Solar dos Vermelhos”. 1740, Vila Chã… Lágrimas doces correm rosto abaixo. Maria chora de alegria. Gabriel de Vermelhim chora de..

  • Humanitude®- Esposende Solidário partilha experiência com alunos da Profitecla

    O caminho que temos vindo a percorrer no âmbito da Implementação da Filosofia de Cuidados em Humanitude® é algo que, sem dúvida, nos tem enriquecido e proporcionado a partilha de experiências e dinamização de boas práticas, nomeadamente com outras estruturas e entidades que assim o reconheçam. Desta vez, foi a Escola Profissional Profitecla, do concelho..

  • Humanitude®

    A nossa caminhada na prestação de cuidados em Humanitude® continua, desta vez, em conjunto com o formador Afonso Pimentel do IGM – Portugal, tivemos um dia de reflexão e avaliação por toda a equipa de cuidadoras e técnicos da área sénior. Este dia rico em partilhas, foi complementado com a presença das famílias e clientes..

  • Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas

    A Associação Esposende Solidário obteve aprovação de candidatura realizada ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, tipologia de operação 1.2.1 – Distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade para o Concelho de Esposende no passado mês de julho. A operacionalização deste programa teve início no mês de outubro de 2017 e..

  • Projeto socioeducativo da Associação Esposende Solidário para 2018

    O plano estratégico da Associação definido para o triénio 2016-2018 assenta numa nova metodologia que temos vindo a aprender e a concretizar denominada “Filosofia de Cuidado em Humanitude®”. Desde 2016 e em parceria com o Instituto Gineste Marescotti-Portugal temos vindo a aprender, aplicar e a medir os resultados e eficácia desta prática, nos serviços prestados..

  • “Todos Convocados”

    A nossa atividade “Todos Convocados“, inserida no Programa Envelhecimento Ativo 2017, surgiu com a intenção de inovar e incluir na dinâmica todos os seniores inscritos permitindo um papel ativo, participativo e integrante na mesma. Com a ideia da realização de um jogo de futebol, para incentivar ao envelhecimento ativo na sua vertente física e de mobilidade, foi..

  • Conclusões para reflexão…

    No passado dia 2 de novembro de 2016 foi momento de reflexão para 9 Projetos CLDS 3G do Distrito de Braga no âmbito da filosofia de intervenção do EIXO II – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil que atua junto de famílias com menores e pessoas maiores em situação de solidão e isolamento. Este momento de reflexão contou com a..

  • I Encontro Humanitude® – Reflexão e prática

    A Esposende Solidário estará presente na próxima semana dias 29 e 30 de setembro no I Encontro Humanitude® – Reflexão e prática que decorrerá em Lisboa no auditório do ICS da Universidade de Lisboa. Este encontro nacional vai juntar todas a unidades que implementaram a Metodologia de Cuidados Humanitude e as que estão a implementar ou querem implementar…

  • Programa “Emoções para todos”

    Tal como a Família, as Instituições, como a Escola, a Creche, os CATLS têm um papel fundamental e complementar na educação e formação cívica das nossas crianças. Cada vez mais instituições e família têm de estar cúmplices e consonantes nas metodologias e nos conteúdos do processo educativo. Esta Associação, através da Resposta Social Comunidade de Inserção Social..