Humanitude®- Esposende Solidário partilha experiência com alunos da Profitecla

O caminho que temos vindo a percorrer no âmbito da Implementação da Filosofia de Cuidados em Humanitude® é algo que, sem dúvida, nos tem enriquecido e proporcionado a partilha de experiências e dinamização de boas práticas, nomeadamente com outras estruturas e entidades que assim o reconheçam. Desta vez, foi a Escola Profissional Profitecla, do concelho de Barcelos, que nos endereçou o convite para, no passado sábado dia 4 de Junho de 2018, apresentarmos esta nossa experiência aos alunos do 2º ano do curso de Técnico Auxiliar de Saúde.
Na nossa bagagem levamos sobretudo os nossos ganhos, as descobertas, as inúmeras diferenças que sentimos enquanto profissionais de intervenção direta na área sénior, e a melhoria da qualidade de vida que os nossos clientes têm vindo a vivenciar. Para os alunos, que vão agora iniciar a sua prática profissional em contexto de estágio, foi importante reconhecerem a aplicabilidade da filosofia nos cuidados prestados. Assim sendo, para além de alguns documentos práticos que desenvolvemos neste âmbito e que são colocados em evidência pela equipa de cuidadoras nos cuidados prestados (Plano de Cuidados), partilhamos também os 4 pilares da filosofia Humanitude®: o olhar, o toque, a palavra e a verticalidade, e a sua tradução na prática como é a Captura Sensorial. Como principal ideia a levarem para a iniciação da sua prática, partilhamos uma frase que nos foi transmitida pelos formadores do IGM – Instituto Gineste-Marescotti, e que na nossa opinião é o espelho desta filosofia “Cuidar, é ajudar a pessoa a cuidar de si própria”.
Acreditamos que, tal como dizia Paulo Freire, “A educação muda pessoas, e as pessoas mudam o mundo”, e neste sentido todas as partilhas de experiências realizadas são uma forma de ampliação do nosso conhecimento. Esperamos que todos os alunos presentes, tenham absorvido algo que lhes permita mudar o mundo de todos aqueles que receberem os seus cuidados.

Partilhar: