O que é?
Criada em 2005 a Comunidade de Inserção Social de Esposende (CISE) visa a intervenção junto de população em situação de pobreza e exclusão social, com problemas ligados ao álcool.
Esta Comunidade tem capacidade para 20 utentes em regime de alojamento e /ou acompanhamento externo.
Trata-se de uma resposta inovadora a nível nacional e com Acordo Atípico com a Segurança Social.
O que faz?
Em regime de alojamento acolhemos e acompanhamos mulheres com problemas ligados ao álcool (PLA), dando prioridade a mães que integrem menores em risco, beneficiários de RSI e outras situações de precariedade social.
Em regime de acompanhamento externo direcionamos a nossa intervenção para homens e mulheres com PLA.
O âmbito geográfico desta resposta é o distrito de Braga, com especial enfoque para o Concelho de Esposende. Poderão ser analisados os encaminhamentos efetuados por serviços de outros concelhos, desde que exista vaga no equipamento.
Dadas as características da população integrada, o Programa de Intervenção da CISE está estruturado com o objetivo de trabalhar os utentes nas mais variadas dimensões (comportamental, social, familiar, formativo /laboral) procurando promover a experimentação de novas formas de vida, mais saudáveis e que lhes permitam o exercício pleno da cidadania e a integração na sociedade de forma adequada e produtiva.
O período de alojamento na CISE poderá decorrer num espaço de tempo entre 3 a 12 meses, sendo prevista numa ultima fase da intervenção a passagem para a situação do acompanhamento externo aquando da reintegração profissional, social e de readaptação ao exterior (leia-se vida familiar, profissional e de lazer), de forma a prevenir a recaída e as possíveis dificuldades de integração.
Regulamento
Panfleto de Acolhimento
Ficha de Encaminhamento