“Eu sou porque tu és”

No final de fevereiro, a Comunidade de Inserção Social da Associação Esposende Solidário recebeu durante 3 dias o Projeto Vidas Ubuntu – Histórias para Contar. Trata-se de um projeto promovido pelo IPAV (Instituto Padre António Vieira) que visa estruturar e apresentar na primeira pessoa, as “histórias de vida”, de um público proveniente de contextos vulneráveis através da metodologia inovadora de Personal Storytelling.

Esta Associação acolheu com agrado o convite para fazer parte deste projeto que possibilitou às utentes integradas na Comunidade de Inserção a elaboração e apresentação da sua história de vida lida pela “lente” da filosofia Ubuntu (“Eu sou porque tu és”) de origem africana e desenvolvida em Portugal através da Academia Ubuntu baseada numa cultura de acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade. De acordo com a filosofia Ubuntu uma pessoa só pode ser pessoa através de outras pessoas, daí o lema: “Eu sou porque tu és”.

Ao longo dos vários módulos que constituiram o workshop as participantes foram participando em diversas dinâmicas de grupo que incluiram, entre outras a audição de testemunhos reais, a partilha de momentos marcantes das suas vidas, culminando na construção em video da sua própria história digital, pensada, escrita e narrada pela própria participante.

Foram três dias intensivos, nos quais as participantes foram desafiadas, a expressar as suas emoções, a dar-lhes forma e a tomar consciência da sua identidade, das suas raízes. Com efeito, Leon (2003) defende que a natureza pública da partilha de experiências tem características terapêuticas para o próprio e para os outros.

Mais uma vez agradecemos o convite que nos foi dirigido, e que se revelou ser experiência muito gratificante na vida destas mulheres com problemas de álcool, proporcionando um ambiente emocional propício ao autoconhecimento, mas também de suporte e apoio entre estas.

 

Partilhar: