Como o próprio nome indica este Projeto visa desenvolver uma abordagem metodológica na rentabilização dos recursos institucionais, humanos e materiais já existentes no concelho, estimulando e coordenando a interação entre as entidades e as pessoas num processo de inclusão e de promoção na satisfação das suas necessidades atuais.
Neste contexto o Projeto agirE -CLDS 3G, tem em curso as seguintes atividades:
– Atendimento e acompanhamento continuo a população desempregada, no apoio, motivação e estimulação de competências para a vida ativa. Estas ações que englobam o envolvimento de empresas, escolas e entidades formativas estão a ser planeadas e realizadas em direta parceria com a ACICE.
Nesta vertente estão em acompanhamento cerca de 25 pessoas em situação de desemprego, estando algumas com planos de empreendorismo e outras num processo de capacitação e procura acompanhada de emprego.
Destacamos o futuro trabalho que se pretende desenvolver com varias empresas na proximidade entre este publico e as suas necessidades/ motivações e capacitação.
– Espaço Família é um conjunto de serviços na área do apoio psicossocial a famílias cujo objetivo fundamental é a prevenção e mediação das situações de risco. A intervenção deste espaço é desenvolvida em estreita parceria com as entidades de intervenção social local (CPCJ, serviços de ação social, segurança social) e educativas (escolas, ipss’s).
Desde fevereiro e num processo de apoio a parentalidade positiva, 5 famílias com 7 crianças estão inseridas neste Projeto onde são apoiados na construção de metodologias educativas nas vertentes escolar, familiar e de grupo de pares.
Vai fazer parte dos objetivos deste Espaço fazer chegar a todas as famílias da comunidade em geral momento de formação, informação incluindo sessões interativas com tema de interesse global no âmbito da educação e parentalidade positiva.
– Dar Tempo será outro espaço dirigido a população sénior, jovens e às entidades que trabalham com esta população (escolas, ipss’s, juntas…). Nesta abordagem pretende-se apoiar as entidades locais a dar uma resposta adequada, diferençada no âmbito das diferentes necessidades, ajudando a redefinir tecnicamente a sua ação, prioridades e metodologias.
Neste momento e em parceria com o Centro Social da Juventude de Belinho e a junta da União das Freguesias de Belinho e Mar iniciamos um trabalho de identificação das reais necessidades da população Sénior residente naquela área geográfica afim de avaliação e planeamento estratégico para futuras atividades sempre numa vertente de rentabilização dos recursos existentes nestes agentes locais.