Tal como a Família, as Instituições, como a Escola, a Creche, os CATLS têm um papel fundamental e complementar na educação e formação cívica das nossas crianças.
Cada vez mais instituições e família têm de estar cúmplices e consonantes nas metodologias e nos conteúdos do processo educativo.
Esta Associação, através da Resposta Social Comunidade de Inserção Social e do Projeto agirE CLDS 3G, tem a pretensão de ajudar estas entidades a encontrarem novas dinâmicas de trabalho com as crianças e mesmo famílias, essencialmente nas seguintes vertentes: fomentar uma integração social positiva, onde ensinar a comunicar e a usar o diálogo é a base fundamental para a construção de uma sociedade mais pacifica e motivada; por outro lado ajudar as crianças a reconhecerem o significado dos seus sentimentos/atitudes o mais cedo possível como forma preparativa para a gestão individual e de grupo das adversidades que a sociedade impõe diariamente, constituindo um fator de prevenção de futuros de comportamento violentos e/ou de adições.
Neste contexto e durante 6 semanas com a equipa técnica, constituída por duas Psicólogas e uma Educadora Social, juntamente com as Educadores de Infância do Centro Social da Juventude de Mar trabalharam um projeto piloto com um grupo de crianças do seu CATL, com idades compreendidas entre 8 e os 10 anos.
Numa media de 2 vezes por semana, estes técnicos aplicaram várias dinâmicas integrados num só jogo “Emoções para todos” onde as crianças através de leituras, chuvas de ideias, pinturas, dramatizações conseguiam trabalhar o medo, a raiva, a calma a alegria, o amor, a confusão, etc. Através destes sentimentos aprendiam a gerir seus conflitos e a lidar com situações adversas como birras, descontentamentos, agressividade, entre outros.
Este projeto-piloto vai ter continuidade nesta mesma instituição em outros grupos dado e êxito e a motivação reconhecidas por ambas as partes.
O nosso objetivo mais lato é poder replicar este tipo de dinâmicas em outras entidades com CATLs, de acordo com o seu publico e potencialidades.